segunda-feira, 30 de maio de 2011

Somente quem olha com amor, consegue ver o verdadeiro valor que possui uma flor!


Nunca quis ser egoísta, nem tampouco do jeito que sou, a vida me fez assim! Sorriso no rosto e um coração em cacos, sem nenhuma vontade de sentir; e a esperança? Essa eu não sei o que é, o que poderia me parecer próximo disso se tornou um mar de sofrimento e derrota!
Apesar disso, não quero falar de mim! Quero falar de Flores!
Sempre que posso conheço novos jardins, flores distintas, dando diferentes tons ao cotidiano! Mas recentemente conheci um jardim e descobri uma flor, certa rosa, única e perfeita, capaz de tirar o brilho que eu tinha em meus olhos, o que muito me intrigou! A primeira vista, a mais bela de todo jardim, cobiçada por muitos, no entanto seus espinhos eram os maiores, pontudos e rígidos que os de qualquer outra flor!
O tempo foi passando e a princípio não conseguia entender o porquê de tantos espinhos, o porquê de tanta dificuldade para colher uma rosa tão bela, quantas vezes já feri minhas mãos tentando compreender, sem achar nenhuma resposta. A resposta veio com o tempo, em virtude de sua beleza e de seu valor aparente aquela flor possuía uma história, flores são delicadas, é preciso saber como cultivá-las e colhe-las, essa Rosa encontrou pelo caminho certas pessoas que nunca souberam lhe atribuir o seu verdadeiro valor, queriam lhe arrancar, machucando suas raízes, manchando suas pétalas, extraindo seu choro sem que essa pudesse gritar ou se defender, com isso vieram os espinhos a única forma conhecida e encontrada para que ela pudesse se proteger e parar de sofrer. Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las. Nenhuma flor foi feita para ser esmagada ou desprezada.
O grande desafio foi compreender o porquê dela amar seus espinhos, pois mesmo sem perceber acabam ferindo mãos que se aproximam lhe querendo bem, que só querem levar um pouco de água as suas raízes.Flores são assim,não se pode exigir que mudem, se não perderiam sua beleza!
Aprendi muito com essa rosa, algo especial, como um apreciador aprendi admirá-la, e que luvas existem para evitar feridas, não para tocá-la nem arrancá-la e sim cultivá-la e acima de tudo cativá-la com o mesmo sentimento que um jovem saiu a viajar pelos astros para entender como sua amiga rosa se comportava, um pequeno príncipe!
Talvez Paulo Coelho demonstre melhor toda essa característica e universo que se revela através de uma flor “As flores refletem bem o que é o amor. Quem deseja possuir uma flor, irá vê-la murchar. Mas quem olhar uma flor no campo, terá esta beleza para sempre.” Penso que quem sempre desejou essa rosa, foram aqueles que sempre conseguiram machucá-la, foram os que nunca entenderam seu encanto, mas aqueles lutarem para preservá-la imaculada e sublime nos mais belos campos, esses sim não conseguirão desejá-la pois seu verdadeiro valor não está em possuí-la mas em cativá-la e amá-la das mais diversas formas possíveis!

                                                                                                                                    João Af. Maia
                                                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário