quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Um ano após o outro!


Como ultimo texto do ano, queria escrever sobre experiências reais, acontecimentos reais, fatos reais!
É bem verdade que em 2011 vi corações e sentimentos caírem por terra, vi o sofrimento de perto inclusive o meu, me envolvi, caí, levantei, lutei até desistir!
Foi o ano em que meu semblante tenha sido o mais sério e doloroso possível, vi meu sorriso indo embora e as lágrimas que há tempos não via correrem por este rosto. Dizem que sou melancólico ao escrever, mas como escritor prefiro dar-lhes um sentimento sincero do que uma ilusão imperfeita. Experimentei o gosto da traição novamente, e superei seu gosto amargo, depositei meus sonhos em grandes castelos que nunca cheguei a ver.
Dos meus grandes amigos um me deixou, um endoidou e o ultimo não é tão diferente de mim, apenas um realista! É triste ver alguém que você preza dizendo, "Talvez se eu fosse alguém pior eu seria mais feliz"!
Shakespeare dizia que o homem não deveria sair a procura de borboletas e sim plantar um jardim pra que as borboletas viessem um dia, e assim o homem o fez, dia após dia, mas penso que muitos se cansaram e construíram as selvas de pedra que vemos hoje, os muros físicos e sentimentais.
É bem verdade que houveram conquistas sim! Mas do que vale o homem conquistar bens e riquezas se ao fim nada disso contribui com o seu crescimento?
A vida é uma só, apenas o que muda são os números no calendário! Construímos o futuro de acordo com os passos que damos no presente!
Espero que ano que vem possa continuar escrevendo a vocês diretamente dessa minha selva de pedra, cuja as paredes já me habituei e os muros criaram afinidade com esse reles blogueiro, afinal não é porque sou inútil a mim que não consigo ser útil a quem precisa, é como dizia Francisco de Assis "Que meu cansaço a outros descanse" e o resto é só viver sem esperar mais da vida mais do que ela já deu.
Desejo a todos um bom 2012, saúde e perseverança!

_João Af. Maia

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dor e Alegria não são extremos muito distantes...


Coração apaixonado atormentado em dores, procurando entre os outros o inventor dos amores!! Hehe! Isso me lembra uma história, é o tipo da música que me faz voltar lá no passado, naquele fundo de baú passando pela adolescência de uma pessoa que tinha muito a ensinar, um menininho daqueles que quando conhecia alguém era de amar noite e dia!! De tempos em tempos ele conhecia uma menina nova, coração dele não parava, até que um dia algo diferente mudou na vida dele. Ele conheceu uma menina lira linda, dos olhos azuis, ela se tornou o astral da vida dele, o amor começou a falar diferente ao coração dele e tudo aquilo parecia tão real, que ele não acreditava; já era tão feliz em seus 16 anos que ele só queria amá-la, mas a vida sempre tem manias de pregar peças nas pessoas, a pequena menina teve câncer e já em um estágio avançado o pobre menino não entendia o porque daquele mistério, e todos os dias ele ia visitá-la em seu leito no hospital, pouco tempo depois ela veio a falecer, chovia e chovia dentro do coração do pobre rapaz. Como a vida pudera ser tão injusta? Ele pensava, e uma revolta tomava conta do coração dele, até que um dia ele descobriu verdadeiramente o inventor dos amores, alguém meio que sobrenatural. Ele descobriu como transformar a dor em alegria, descobriu que pessoas vem e vão, e o que verdadeiramente importa não é duração de cada momento que vivemos mas a intensidade com que vivemos cada momento. Descobriu ainda, que quando a há amor de verdade as pessoas não morrem, simplesmente vivem de uma forma diferente dentro do coração de cada um! Ele acabara de aprender com a vida e ganhar sabedoria, hoje ele vive por aí, com um propósito, levar um pouco de alegria a quem não tem, a quem acha que não há superação para as dores dessa vida, assim como aprendeu com seu amor.
É claro que ainda chove no coração dele, mas não como um castigo, e sim como uma forma de tornar fértil tudo aquilo que restou no seu coração, e frutificar os bons sentimentos.

_João Af. Maia

sábado, 10 de dezembro de 2011

Paciência




"Será que é tempo
Que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo
Para perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara"
(Paciência - Lenine)


E com esse pequeno trecho que escrevo, sabe ás vezes é difícil pra alguém tão acelerado como eu ter parar no tempo, olhar pro caminho e apenas esperar, esperar que o vento traga aquela brisa fresca pela manhã, que os botões se abram desabrochando uma linda flor.
Mas a paciência não é o meu medo e a calma tampouco minha dificuldade e sim o medo de deparar com minha própria incapacidade, com meu exagero e minha impulsividade. "Viva cada dia como se fosse o último" já escrevi sobre isso uma vez, mas agora só consigo rezar pra que o dia de hoje não seja o último, ás vezes me bate uma angústia,por viver uma situação nova, que meu coração diz que vale a pena, mas que minha razão desconfia, teme pois a vida é uma caixa de surpresas é impossível prever o futuro. Me sinto como visse um anjo passando por mim sem que eu consiga tocá-lo, uma rosa que se encontra ali tão perto, cujo meu único desejo era cativar e cuidas, mas isso só o tempo responderá.
Não entendo com tanto tempo, acho que você ainda não percebeu o quão bem me faz permanecer ali do seu lado, ver você sorrindo, aquele jeitinho dengoso, uma menina frágil e ao mesmo tempo tão forte, não entendo como uma pessoa consegue descartar alguém assim de sua vida. Devia ser proibido deixar que lobos roubassem corações e os devolvessem posteriormente em pedaços, que os fizessem sofrer em virtude de seu próprio egoísmo, talvez essas pessoas tenham coração de gelo ou ferro, não sintam compaixão pelo que fazem, e o que me deixa ainda mais confuso o que fazer para ajudar reconstruir algo destruído por alguém que deveria agir como semelhante. O que fazer com o tempo, que caminho tomar, como entrar? Não sei!É isso que me preocupa, não ter a resposta que só o tempo possui,eu só posso continuar rezando e pedindo pra que Deus abra seu coração, me deixe entrar aos poucos, acender a lareira pra espantar o frio do inverno, poder te falar o quão grande é o seu valor, e que tentar te fazer feliz todos os dias é uma meta do qual estou disposto, mas preciso que você confie, acredite que só quero que você tenha motivos para sorrir. Lembre-se que o passado é algo que fica pra trás na medida em que aprendemos a andar, talvez o alguém que você pense não esteja nem lembrando de você, mas eu vou ficar aqui com meu reloginho mesmo que tempo decida que o caminho é perder.



_João Af. Maia

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Como Dizia Raul...


Já Dizia Raul que "Ninguém nesse mundo é Feliz Tendo amado uma vez"!!! E se me permitem dizer, sou fã do cara, mas qual é Raul!? Aonde foi parar o "Tente outra vez!!!????" o "Não Diga que a vitória está perdida! Se é de Batalhas que se vive a vida!"???  Acho que esse grande músico forçava tanto a gente a viajar no pensamento, que é tal história do "plunct plact zum" que pra mim nunca fez sentido nenhum.
No fundo ele só queria que fossemos os tais "Cowboys Fora da Lei" que nunca se deixaram guiar pelas leis da razão pois sabiam que as do coração sempre foram mais fortes, mais sensatas. Seguir o coração é não ter medo de ser aquele "maluco beleza" aquela "mosca que pousou no meio da sopa", é ser forte, é parar para pensar que o mundo é maior do que conseguimos enxergar, é olhar tudo por outro ângulo como diz "o conto do sábio chinês"! São as tais "coisas do coração" vai entender!! rsrsrs E meus amigos sigam o coração porque vale a pena, e daí se tiver vontade de chorar, chore!!! Pra isso que existe colírio, mas se não tiver não tem problema, o grande Seixas também já dizia "Quem não tem colírio, Usa Óculos escuros!!! =D

                                                                                                                      João Af. Maia

sábado, 3 de dezembro de 2011

Mulheres e Suas Complicações


Mulheres, tão complicadas, tão complexas. Reclamamos dos caras que não dão valor, que preferem escolher uma menina pela bunda, e não pelo cérebro, mas nunca damos valor àqueles que realmente escolhem uma pelo cérebro. Imagina quão sem graça seria a sua vida com um cara que é certo, faz tudo que você gosta, não te xinga, não faz você chorar. Se você procura briga, ele vem logo te mimando, dizendo que não quer discutir, não gosta disso e nunca vão ter uma discussão se depender dele. Manda flores todos os dias, liga de hora em hora, tem o maior zelo e cuidado do mundo para você não se machucar em hipótese alguma! Que homem é esse que não deixa uma cicatriz no coração? Não tem uma palavra no vocabulário que possa lhe magoar, muito menos tem algum olhar suspeito, de mentira, de perigo você pode me perder a qualquer momento? Olha como é simples a nossa vida, e sempre complicamos. Vai me dizer que você prefere aquele certinho, que respeita tanto que tem medo de pegar na sua cintura, por achar que pode ser indecência? Vai me dizer que prefere aquele que não deixa você brigar, não quer brigar, nunca nem soube o significado da palavra briga quando é com você? Mulher não gosta de homem certinho, ela gosta daquele tipo errado, ou meio errado, que sempre é um príncipe no início; trata bem, faz você a pessoa mais feliz do mundo por dois instantes, e logo após te joga lá embaixo pra você ver que não é essa bola toda. Claro! Você acha que ta com esse poder todo de sedução? Ah vê se enxerga, heim! Não tem jeito, mulher sempre vai atrás de homem que faz sofrer, que faz chorar.. Sempre na esperança de torná-lo um homem melhor, apaixonado, carinhoso e fiel. Mulher não gosta do estereótipo certinho, pronto e acabado. Aquele que já vem da fábrica todo montado, sem precisar ao menos de um manual de instrução (se é que existe). Mulher gosta de tudo que complica, para que ela possa mostrar que tem a capacidade de descomplicar!

_Camila Marques